sábado, 23 de junho de 2007

Fazendo a primeira postagem

[Postado por Tina]

Agora que você já é colaborador(a) do Prozac Café, deve estar ansioso(a) para postar alguma coisa, não é?

Então, aí vão as instruções.

1º Passo: Entre no Blogger

O endereço é www.blogger.com. Você vai ver uma tela como esta:



(CLIQUE NA IMAGEM PARA AUMENTAR)

2º Passo: Faça o login
Faça o seu login, e seja bem-vindo(a) ao painel de controle, que é esta tela aqui:



3º Passo: Escrevendo a postagem
Clique em nova postagem, e a seguinte tela aparecerá:



CUIDADO: Note que há duas abas no editor de postagens. Uma "Editar Html" e outra "Escrever". Certifique-se de que você está no modo "Escrever". Se quiser, clique em "Escrever" só para se certificar, OK?. (O modo HTML é muito útil, e usado para fazer algumas gracinhas avançadas em sua postagem. Já já eu ensino você a usar esse recurso. Por hora, deixemos isso de lado.) E também se você inadvertidamente entrar no modo "Editar Html" não é uma tragédia. Basta voltar ao modo "escrever" e pronto.

Esta tela é apenas um editor de texto simplificado. Funciona igualzinho a qualquer editor de texto simples que você já conheça. Se olhar bem, verá que é possível mudar o tipo de letra, seu tamanho, cor, estilo, etc. Ilumine o trecho de texto que quer alterar e mude-o. É bastante fácil.

Há alguns comandos, como aquele verdinho para colocar links. Se você não souber como usá-lo, depois a gente conversa.

Na próxima postagem vou ensinar como inserir imagens. Por hora, escreva alguma coisa e publique, clicando no botão laranja embaixo do editor.

Dicas:

Se você não quiser publicar ainda, mas apenas guardar como rascunho, clique em Salvar Como Rascunho (botão azul) e pronto. A postagem estará lá para que você a conclua depois.

Brinque, explore, experimente, publique. Você tem controle completo sobre suas postagens: inclusive podendo riscá-las do mapa. Mesmo que você esteja apenas se exercitando, é só deletar a postagem (ou salvá-la como rascunho) e ela desaparecerá da vista de olhos curiosos.

4º Passo: Publicando

Quando você clina no botão laranja de publicação, depois de um tempinho a seguinte tela aparecerá:



Pronto! O mundo todo já pode ler o que você escreveu!

5º Passo: OOPS! Errei!

Se a postagem não ficou boa, ou se era apenas um teste, você precisa conhecer a página "Editar postagens". O link para ela aparece na tela inicial do Blogger (depois do seu login), na tela de criação de postagens e na tela de confirmaçao de publicação.

Essa página é assim:



Como você pode ver, todas as postagens estão relacionadas nessa página. Mas apenas aquelas que você escreveu estão disponíveis para edição, correção ou mesmo exclusão. O BOTÃO DE EXCLUIR NÃO APARECE NA IMAGEM AQUI PORQUE AS POSTAGENS AINDA NÃO FORAM PUBLICADAS. Note que aparecem marcadas como rascunho. Não se preocupe. Postagens publicadas vão ter a opção Excluir para você jogá-la no lixo quando quiser.

IMPORTANTE: Note o controle "Ações de marcador" nessa tela. Há também um campo para marcadores na tela de ciração de postagens. Não o use por enquanto. Não faça nada. Despreze-os. Em breve vou explicar como funcionam e também uma lista de marcadores padronizados para o Prozac Café. Assim a gente vai poder organizar todas as postagens direitinho, facilitar o acesso pelos nossos leitores a postagens antigas. Senão, vira uma bagunça inacreditável.

5º Passo - Inserindo imagens

Todos gostamos de ver imagens ilustrando nossas postagens. Elas fazem parte da mensagem, não é mesmo?

O botãozinho azul no editor de texto de criação de postagens é a ferramenta que faz isso. Contudo, antes de "subir" imagens para o Prozac Café, você precisa saber umas coisinhas:

a) Você pode brincar a vontade com o botãozinho azul. Ele abre uma tela que permite a você escolher uma imagem que esteja em qualquer lugar do seu computador, e a copia para o Blogger -- e para a sua postagem.

b) a primeira vez que você usar o botãozinho azul para enviar imagens, note que uma das coisas que vão aparecer na telinha é um click de confirmação dos termos de uso do programa de publicação de imagens. Não se esqueça de marcá-lo. Isso só precisa ser feito da primeira vez.

c) O padrão de layout para o Prozac Café é "Nenhum" (você vai entender isso quando vir a telinha de inserção de imagens, não se preocupe). E o tamanho padrão é o "médio". Assim, todas as postagens ficarão alinhadas, com a mesma carinha.

d) CUIDADO, muito cuidado com o tamanho do arquivo de imagem que você vai mandar. Arquivos grandes demais tornam a página lenta ao carregar, e prejudicam principalmente os leitores que usam linha discada. O Blogger aceita arquivos com extensões .GIF e .JPG. Imagens até 10K são bastante leves. Entre 10 e 25K estão dentro do padrão da maioria das imagens em blogs. De 25 a 40 K são aceitáveis. De 40 a 100K, só se forem ESPETACULARES, ou absolutamente necessárias. Acima disso, é desperdício de banda, tempo e paciência do leitor.

Em breve vou escrever uma postagem específica sobre imagens: onde encontrá-las, como capturá-las, como torná-las mais leves para a internet, como formatá-las e editá-las.

E não se esqueça: Se você souber o autor da imagem, seja foto, pintura ou desenho, lembre-se de dar-lhe o devido drédito em sua postagem.

AGORA PARE DE LER E VÁ CORRENDO FAZER LOGO SUA PRIMEIRA POSTAGEM NO PROZAC CAFÉ: O ÚLTIMO É A MULHER DO PADRE!

5 comentários:

Anônimo disse...

O melhor desse blog é seu mediador...(que mesmo sem tempo prepara um espaço virtual assim todo caprichado e de fácil navegaçao).
Um beijo
Lú.

Anne M. Moor disse...

Queres ser professor nos cursos a distância do BMT? Parabéns! Queria ter tido essas orientações qdo comecei...
Beijão

Maria disse...

Bah!!!
Baita aula.
Lá vou eu me qualificar.
Bjs a todos.

Udi disse...

Prezada Fluoxetina, obrigada pela ajuda. Não vá se chatear comigo, mas eu queria muito postar uma música... será que pode? Como faço isso? Estou querendo muito?

Letícia Alves disse...

Conheci o Prozac através do Badulaques e Perfumaria Barata.
Já adicionei o blog de vocês no meu.
Parabéns pelo espaço de vocês!