sexta-feira, 22 de outubro de 2010

d´Arte - Conversas na Galeria IV

[Postado por A.Tapadinhas]


Cenáculo Autor António Tapadinhas
Díptico Acrílico sobre Tela 2x60x100cm


Pormenor


Pormenor

Cenáculo, nome dado à sala, à reunião, em que Jesus Cristo celebrou a ceia. Por ext.
Reunião qualquer de pessoas unidas para um fim comum, especialmente sociedade ou grémio literário.


Quando um casal meu amigo me convidou para almoçar porque queriam falar comigo sobre um assunto importante, não fazia ideia de qual seria o tema da conversa. Durante o almoço foi crescendo a minha curiosidade que, finalmente, foi saciada na hora dos cafés. Tinham um espaço nobre da casa que queriam preencher com uma obra minha. Deixavam ao meu critério todos os pormenores: cor, técnica, estilo, tamanho... Aceitavam qualquer sugestão porque confiavam em mim...
Se não fossem meus amigos, a partir desse momento ficaria a considerá-los como tal: depositar no meu critério o preenchimento dum espaço do seu lar, com que iriam conviver para o resto da sua vida, mais do que uma prova de amizade, é uma prova de amor...
Poucas pessoas, os dedos de uma mão chegam para as contar, têm uma obra oferecida por mim, se descontar aquelas que ofereço para serem leiloadas para instituições de solidariedade. Fiquei marcado pelas lágrimas de uma aluna minha, que ofereceu uma das suas obras a um familiar, e foi surpreendida por a ter encontrado escondida na gaveta dum armário, na despensa. Não sei que maior ofensa se pode fazer ao trabalho de alguém, independentemente do seu valor artístico! Agora, aconselho os meus alunos a fazerem como eu: para desfazer dúvidas sobre o interesse de alguém sobre uma obra, peço um montante por ela, nem que seja simbólico. A reacção é sempre esclarecedora... Em qualquer altura, encontraremos a oportunidade de devolver a quantia recebida sem o amigo notar: no aniversário, no Natal... que pode ser quando quisermos.
Coloquei uma condição: teriam de me convidar para ir a sua casa, tomar um café e uma bebida. Claro que foi aceite, pois nem sequer era uma condição, era um prazer – disseram.
Passei parte do tempo num convívio do qual não tirei muito partido porque volta não volta, estava a pensar na principal motivação dessa minha visita. Registava mentalmente a cor da parede com luz, sem luz, na sombra, tomava nota do tom da mobília, das peças que envolviam toda a enorme sala comum, com a confortável lareira, e as portadas envidraçadas por onde jorrava a luz... Ah! Falta dizer que o local onde a peça seria colocada era na parede fronteira à mesa, no espaço da sala de jantar.
Quando a tela ficou completa combinámos a entrega da obra, com a sua instalação no local onde iria morar. Pedi aos meus amigos que fossem brincar com o seu belo cão para o jardim enquanto eu colocava o díptico. Podem imaginar (se calhar não podem!) a minha angústia expectante quando eles voltaram para ver pela primeira vez a obra no local escolhido. Eu fiquei em êxtase com a sua reacção, talvez por contágio...
A Beleza reside no mundo das ideias e o Belo é identificado com a perfeição, com a verdade. A partir da beleza emanada por uma obra podemos chegar à beleza superior do Homem.
Uma vez por outra, é bom esquecer imperfeições...

5 comentários:

Anne M. Moor disse...

Adoro teus quadros que tomam essa forma de "labirinto", entrelaçando tantas sentimentos...

Beijão
Anne

A.Tapadinhas disse...

Anne: É como o mundo lusófono que lá está representado. Raças, religiões, tudo entrelaçado para uma mesma Pátria: a nossa língua...

Beijo,
António

Walmir Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Walmir Lima disse...

António,

Meus parabéns pela bela obra, e meus parabéns efusivos aos felizes ganhadores do magnífico presente, que fizeram por merecer.

Sei exatamente o que é este sentimento que tens em relação a presentear uma obra tua, pois tenho o mesmo.

Há vários anos, passei por uma experiência semelhante (desagradável) com um quadro meu, e, desde então, tenho me esquivado de atender aos apelos que recebo para pintar (e presentear) meus quadros.

Essa é uma (talvez a próxima) das minhas histórias que, por curiosa (mas, triste para mim), pretendo postar no O Centauro.

Um abraço e grato por compartilhar.

A.Tapadinhas disse...

Walmir: Há pequenas atenções que as pessoas menos sensíveis são incapazes de ter para com o seu próximo...

Uma pessoa, às vezes, sente-se magoada e o autor da agressão nem dá por isso...

Muito grato pelas palavras amigas.

Abraço de centauro,
António