segunda-feira, 30 de julho de 2007

Vamos salvar o Prozac Café?

[Postado por Tina]

Muito bem gente. 100 postagens, 607 comentários, quase 1.500 visitinhas.

O Prozac vai bem obrigado, mas...
...tudo isso pode se perder.

O Blogger pode sair do ar, seus computadores podem pegar fogo, ou um juizinho pode proibir o Google em nossa pátria amada salve salve só porque a Cicarellizinha resolveu dar na praia.

E o que acontece então com todas as nossas postagenzinhas, aqueles textículos tão carinhosamente escritos por cada um(a) de nós, o desabafo, a poesia, o recadinho, o ti-ti-ti dos comentários?

O que acontece com essa pequena parte da história de nossas vidas?

Temos que garantir que isso não aconteça ou, se acontecer, a gente tenha tudo guardadinho para botar o Prozac de pé de novo. Talvez com o nome de Fênix Café, sei lá.

A gente vai ter que fazer cópia de tudo, tudinho que escrevemos.

Cada um pode guardar o seu, mas também podemos ter um voluntário(a) disposto a guardar o Prozac em casa. Não tem remuneração, mas ter Prozac em casa é bom pra deprê.

Primeiro, abra o arquivo inteiro com comentários

Para salvar uma postagem junto com os comentários numa folha só, bem bonitinho, você tem que abri-la a partir do arquivo. Procure o que quer salvar no Arquivo do Blog, na coluninha da direita e clique. Você vai ver então o seu texto, imagens e tudo, mais os comentários simpáticos.

Agora crie uma pasta

Crie uma pastinha em algum lugar do seu disco, com um nome sugestivo como Prozac ou Minhas Postagens.

Salve no formato certo

Aí vá no menu do seu navegador (Internet Explorer ou Firefox), e abra a janelinha Arquivo. Lá tem uma opção Salvar como... Clique.
Navege até a pasta que você acabou de criar.
Observe que há um campo em baixo da janelinha de salvar com o título Salvar como tipo:. Selecione Página da WEB, somente HTML.
Clique em Salvar, e pronto.
Repita a operação para cada postagem que quiser guardar para a posteridade.

Verifique

Para ver se você fez tudo direitinho, abra o Windows Explorer (ou o Meu Computador) e vá até a pasta de arquivos. Seus arquivos, com extensão .html estarão lá. Clique duas vezes sobre qualquer um deles e o navegador abrirá, mostrando a página salva.

Dicas

Nunca salve a postagem junto com outras da primeira página. Abra primeiro a cópia do Arquivo do Blog para isolá-la das demais, como eu ensinei.

Não salve uma postagem logo depois de feita. Se você a achar muito importante, faça, mas depois repita a cópia uma semana depois. Assim dá tempo para todo mundo comentar, e você guardar tudinho junto em um arquivo só.

Se alguém quiser ser o(a) arquivista oficial do Prozac, pelo menos por tempo determinado, escreva um e-mail para mim. Eu ficaria gratíssima, e teria mais tempo para dedicar ao chefinho, quando ele não está de nhem nhem nhem com Cuiabá pelo computador.

Beijinho procês!

4 comentários:

Anne M. Moor disse...

Good idea!

Érica Martinez disse...

que tal prendermos a Cicarellizinha em casa????

disse...

Nossa Tina.
Como vc gosta de inventar ...
Vc tem mania de engenheiro.

Udi disse...

Preguiça! Será que o Ernesto?...