quarta-feira, 15 de abril de 2009

Ajudando a Anne...

[Postado por Tina]

...e talvez o resto de vocês.
Anninha pediu socorro, dizendo que não consegue acesso ao blogger nem ao blogspot. Todos os outros sites parecem estar funcionando normalmente.
Se o problema é do site que se quer acessar, não há o que fazer. Já aconteceu com o blogger antes.
Mas nem sempre é assim.
Recentemente o Speedy apresentou problemas em São Paulo. Um monte de gente ficou sem poder navegar na Internet. Até o chefinho – tapadinho que é – ficou dois dias xingando os espanhóis da telefonica, até que eu soprasse a solução para o problema no ouvidinho dele. E então a gente aqui em casa pôde usar a Internet sem problemas enquanto o populacho lá fora rangia os dentinhos.

Será que a culpa é do DNS?
DNS quer dizer Domain Name Service (ou System para alguns). É um bancão de dados que fica hospedado em um computador no seu provedor de serviços. Se você usa Speedy, ele fica lá nos computadores da espanhola.
(break: está tocando 99 miles from LA com o Art Garfunkel aqui na 1.FM de San Diego que eu ouço pela net. Que delíiiiiicia! fim do break.)
E como saber se o problema é de DNS? Se a sua navegação está engasgada, o navegador demora para “resolver o host” ou você consegue entrar em alguns sites mas não em outros, é quase certo que seu provedor está tendo problemas com o DNS. Pode acontecer do problema ser tão grave que nenhum site fique acessível.
Outra indicação fortíssima de que o DNS está doente é quando o sinal da telefônica (ou do seu outro provedor) está bom e presente. Como saber disso? Olhe no seu modem. Lá tem uma luzinha identificada como DSL ou ADSL. Ela tem que estar acesa direto, sem piscar nem tremeluzir. Se assim for, o sinal (ou seja, a sua conexão física com o computador do provedor) está boa. Nesse caso aumente sua desconfiança no DNS.

O que faz o DNS?
Quando você digita um endereço da web, por exemplo, www.assertiva.blog.br, o servidor do seu serviço de internet tem que saber onde diabos esse site está armazenado, para que ele possa ir lá e buscar o conteúdo para você. Cada computador ligado na web tem um número que é seu endereço (o famoso número IP). O Assertiva está hospedado no computador (servidor) de uma empresa chamada Insite, cujo endereço IP é 200.219.232.82. O trabalho do DNS é só buscar pelo nome do site e descobrir seu número IP. Só isso. Esse trabalho chama-se “resolver o host”.
Se o DNS está doente e não encontra o endereço do site (ou encontra o número errado), aquele site está inacessível para você.

“Consertando” o DNS
A boa notícia é a seguinte: você não tem que usar o servidor DNS do seu provedor!
Assim, se a sua navegação está difícil (ou impossível) por culpa do DNS, simplesmente mande o seu computador buscar endereços em outro lugar.
Há muitas maneiras de se trocar de DNS, dependendo da configuração do seu local: se há uma rede, se você acessa via roteador wi-fi, etc... Eu vou ensinar o truque para o caso mais comum: aquele em que você acessa a net através de um modem ligado diretamente à linha telefônica ou TV a cabo.

Receita do bolo:

- Abra o windows explorer (ou o “meu computador”).
- Clique em “Meus locais de rede” no menu à esquerda da tela.
- Clique em “Exibir conexões de rede” no mesmo local.
- Na lista que vai aparecer podem estar uma ou mais conexões. A que nos interessa está marcada como “conectado” na coluna “Status”.
- Clique com o botão direito na conexão e selecione “Propriedades”
- Na janela que se abrirá, na orelhina “Geral”, examine a lista de itens usados pela conexão e localize “protocolo TCP/IP”. Clique sobre ele uma vez e depois no botão “propriedades”.
- Na nova janelinha que se abrirá, que também tem uma orelhinha “Geral”, você vai encontrar duas opções: 1) “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente” e 2) “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”.
- Clique na segunda opção e então digite os novos endereços (preferencial e alternativo) nos campos correspondentes. Note que o campo é separado por pontinhos, como todo endereço IP. Respeite-os.
- Clique OK e OK.

Pronto. Agora você já está usando um novo servidor de DNS.
Caso haja algum endereço de DNS nos campos, anote-os! Você sempre poderá desfazer tudo e voltar ao estado anterior, sem traumas.

Descobrindo endereços de DNS
Mas que servidores de DNS usar? Como saber seus endereços?
Em São Paulo eu recomendo o do Terra. Os endereços são 200.176.2.10 e 200.176.2.12.
Ele vai funcionar onde quer que você esteja (mesmo no Rio Grande do Sul), mas é recomendável usar um servidor de DNS perto de você.
Listas de endereços de servidores DNS podem ser encontradas em muitos lugares. Um deles é http://www.portaladsl.com.br/portaladsl_contentid_52.html#estado.

É isso, meninas e meninos. Experimentem a dica da próxima vez que seu provedor de internet fizer cocô.
Se você tiver dúvidas ou se a sua configuração for diferente (principalmente se usar roteador) me digam e eu explico como fazer.
Um beijo e tchau. Vou nanar que amanhã saio para um fim de semana prolongado San Marino. Sem o chefinho, claro.

10 comentários:

Cora disse...

É tão lindo assim! Adorei ser ensinada e aprender como se fosse uma criancinha, descobrindo o mundo da tecnologia mais de perto... =)

Obrigadinha por compartilhar, Tina. Você é um doce!!

A.Tapadinhas disse...

Se eu soubesse que estava aqui a receita...
Estive a responder a comentários no meu blogue e, quando chegou a um cara (já digo quem é) empancou... Só dizia "blogger indisponível". Julgava que era malandrice do Ernesto...
Afinal era esse tal de DNS...
Obrigado Tina.
António

Anne M. Moor disse...

Tina meu amor!!!! Como vês, AGORA estou aqui pq a menina do tele.... da NET me fez testar o roteador. Ligado direto no modem consegui acessar...

Agora tenho que sair, mas na volta farei este teu bolo!!!

Beijão and thanks

Udi disse...

Tina, (seu sobrenome deve ser Prozac, pois não?)
E a gente precisa se colocar em apuros prá que você apareça?
Não dá prá vir com mais frequência e contar que mais cê anda ouvindo? (a gente não conta pro chefinho que cê ouve música no horário de trabalho).
beijos e thanks!

Tina disse...

Corinha,
você também é um docinho. Que bom que gostou.
António,
em se tratando do chefinho bem pode, mesmo, ser malandrice...
Anninha,
teu roteador está com erro de configuração. Se precisa mesmo dele me passa a marca e o modelo e eu te ajudo a consertar isso.
Udinha,
eu estive em Bali e em Dubai nos últimos meses. E meu sobrenominho é Lilly como bem sabes

Udi disse...

Tininha (Tapadinhas ia ficar engraçadinho nessa listinha, né?),
mas e o seu outronônimo? ...não me diga que você não tem um outronônimo!
:)

Anne M. Moor disse...

Tina querida! Obrigada pela oferta.. Preciso sim causa que se não o wireless não funciona e eu não posso me instalar na cama com o pc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrs
O meu roteador é LINKSYS modelo WRT546!

Bjinhos

Flavio Ferrari disse...

Grande dica ...
Qualquer dia
O tio aqui desatina
E leva a Tina pra cantina

Calil Solis disse...

Parabéns pela ótima dica.
Estava com esse problema aqui
e fiz como ensina o post e
"meus pobremas se acabaram-si"
:))))))) Brigaduuuuuu!!!!

Calil Solis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.