ÉrreEme, o blogueiro de olhar mais profundo da blogaldeia, fez uma profunda análise em comentário à postagem "...vida de frila", abaixo. E ainda, conduzido por esse olhar penetrante, chegou a uma pergunta que respondo neste post para que seja compartilhado por todos, em especial pela Tetê, que também ficou curiosa ao ler o comentário do Érre.
Nu-Kua ou Kuan yin
Há cerca de seis ou sete mil anos havia um mito universal de que todos os seres eram provenientes do útero de uma Mãe Cósmica [2]; tal mito da criação universal teve lugar durante uma fase informe do mundo, aonde nada podia ainda ser identificado. Inicialmente cultuada na Índia, como Kali, a Mãe Informe, recebeu depois o nome de Tiamat (Babilônia), Nu Kua (China), Temut (Egito), Têmis (Grécia pré-helênica) e Tehom (Síria e Canaã) --este último foi o termo usado mais tarde pelos escritores bíblicos para Abismo.
As mais antigas noções de criação se originavam da idéia básica do nascimento, que consistia na única origem possível das coisas e esta condição prévia do caos primordial foi extraída diretamente da teoria arcaica de que o útero cheio de sangue era capaz de criar magicamente a prole. Acreditava-se que a partir do sangue divino do útero e através de um movimento, dança ou ritmo cardíaco, que agitasse este sangue, surgissem os "frutos", a própria maternidade. Essa é uma das razões pelas quais as danças das mulheres primitivas eram repletas em movimentos pélvicos e abdominais.
...
...
O nome chinês dado à Mãe Primordial e informe é Nu Kua, nome referido também entre os egípcios, gregos, mesopotâmicos e hindus. As referências a ela remontam há 2.500 a.C. e a imagem permanece venerada nas regiões setentrionais. Kuan Yin ou A Mulher é uma deusa dos casamentos e das mulheres em geral. O corpo original do I Ching chama-se Oito Trigramas e os sessenta e quatro hexagramas são denominados por kua, derivado linguísitico de Mãe Primordial ou Nu Kua.
...e esta postagem também poderia ter um subtítulo "VOLTA FLAVIO!", para fazer valer a campanha lançada pela blogueira mais Avassaladora da blogaldeia.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Desenho pro ÉrreEme
Postado por Udi às 12:08:00 AM 26 comentários
Marcadores: Udi
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Dores e delícias da vida de frila
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada
Cheia de dentes
Esperando a morte chegar
Porque longe das cercas
Embandeiradas
Que separam quintais
No cume calmo
Do meu olho que vê
Assenta a sombra sonora
De um disco voador"
("seu" Raul! ...toca Raul? ...risos!)
Mamãe natureza - Rita Lee & Tutti Frutti
Postado por Udi às 9:01:00 AM 38 comentários
Marcadores: Udi
domingo, 26 de abril de 2009
Serenidade
Postado por Anne M. Moor às 10:58:00 AM 11 comentários
Marcadores: Anne
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Inspiração - II
Manuel Bandeira (Estrela da Manhã)
Nas ondas da praia
Nas ondas do mar
Quero ser feliz
Quero me afogar.
Nas ondas da praia
Quem vem me beijar?
Quero a estrela-d'alva
Rainha do mar.
Quero ser feliz
Nas ondas do mar
Quero esquecer tudo
E eu, quero ir mais vezes...
Postado por Udi às 1:07:00 PM 16 comentários
Marcadores: Udi
segunda-feira, 20 de abril de 2009
O Virus
Ser vivo sub-microscópico (somente visualizado em microscópio eletrônico) e acelular (não é composto por células) formado por uma ou duas moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), envolta por uma capsídeo protéico.Grande parte das doenças infecciosas e parasitárias é causada por vírus, como a Aids , a catapora, a dengue, a rubéola e o sarampo. A transmissão pode ser feita pelo ar, por contato direto (gotículas de saliva ou muco,sangue e/ou produtos sanguíneos) e indireto (utensílios, água e alimentos contaminados ou picada de animais). O tratamento de uma infecção viral geralmente é restrito apenas ao alívio dos sintomas, com o uso de analgésicos e antitérmicos para diminuir a dor de cabeça e reduzir a febre.
Pois é gente, há extas três semanas euzinha crendo que auto medicação não deve ser realizada procurei um Pronto Socorro por crer que um famigerado bolinho de bacalhau, provavelmente "restodontê" da Semana Santa não tinha caído bem, já que meu figado tem 54 anos.
Disse ao médico após relatar o que sentia ,crer que tratava-se de um problema no figado, ao que me respondeu veementemente sem sequer me tocar :
- Não!Certamente trata-se de uma virose.
E lá fui eu receber Buscopan,Plasil e dipirona na veia.
Três dias depois, ainda com os mesmos sintomas voltei ao P.S. e lá estava ele,o médico, o mesmo!Com uma voz entoada disse-me:
- A senhora precisa ter paciência! Doença não passa num estalar de dedos.
Ora vejam!Tenho que ter paciência quando estou vomitando até as tripas! Não é fantástico?
Novamente recebi a mesma medicação.
Enfim, ao chegar em casa, fui a farmácia, comprei Xantinom (para o figado) e hoje estou bem.
Como dizem por ai :
- De médico e louco todo mundo tem um pouco.Só não sabia que os Hospitais estavam contratando loucos!
Postado por Suzana às 11:49:00 PM 9 comentários
domingo, 19 de abril de 2009
Para refletir...
Postado por Anne M. Moor às 9:56:00 AM 17 comentários
Marcadores: Anne
sábado, 18 de abril de 2009
Lugar comum
(...ou, o primeiro post a gente nunca esquece)
PRAIA... finalmente!
Lugar comum - João Donato
Como muitos não ouvem o player, fica aí a letra da canção (que vai prá querida amiga Lú... a anônima mais querida da blogaldeia)
Lugar Comum
João Donato (música) E Gilberto Gil (letra)
Beira do mar, lugar comum
Começo do caminhar
Pra beira de outro lugar
Beira do mar, todo mar é um
Começo do caminhar
Pra dentro do fundo azul
A água bateu, o vento soprou
O fogo do sol,
O sal do senhor
Tudo isso vem, tudo isso vai
De onde tudo sai
Beira do mar...
Postado por Udi às 3:13:00 PM 18 comentários
Marcadores: Udi
Parachoque de Caminhão - n.2
Postado por Walmir Lima às 1:02:00 AM 18 comentários
Marcadores: Walmir
sexta-feira, 17 de abril de 2009
O amor é lindo!
(imagem atualizada em 18/04/2009 em atenção à audiência tão gentil deste blog)
...e simples.
imagem daqui
Postado por Udi às 11:37:00 AM 26 comentários
Marcadores: Udi
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Masculinidades
Atendendo à solicitação da Christina Montenegro, mais recente amiga da blogaldeia (ampliada) do Curiosa Identidade, onde poderão ter mais detalhes sobre o trabalho desenvolvido por ela.
Postado por Udi às 4:14:00 PM 6 comentários
Marcadores: Udi
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Ajudando a Anne...
...e talvez o resto de vocês.
Anninha pediu socorro, dizendo que não consegue acesso ao blogger nem ao blogspot. Todos os outros sites parecem estar funcionando normalmente.
Se o problema é do site que se quer acessar, não há o que fazer. Já aconteceu com o blogger antes.
Mas nem sempre é assim.
Recentemente o Speedy apresentou problemas em São Paulo. Um monte de gente ficou sem poder navegar na Internet. Até o chefinho – tapadinho que é – ficou dois dias xingando os espanhóis da telefonica, até que eu soprasse a solução para o problema no ouvidinho dele. E então a gente aqui em casa pôde usar a Internet sem problemas enquanto o populacho lá fora rangia os dentinhos.
Será que a culpa é do DNS?
DNS quer dizer Domain Name Service (ou System para alguns). É um bancão de dados que fica hospedado em um computador no seu provedor de serviços. Se você usa Speedy, ele fica lá nos computadores da espanhola.
(break: está tocando 99 miles from LA com o Art Garfunkel aqui na 1.FM de San Diego que eu ouço pela net. Que delíiiiiicia! fim do break.)
E como saber se o problema é de DNS? Se a sua navegação está engasgada, o navegador demora para “resolver o host” ou você consegue entrar em alguns sites mas não em outros, é quase certo que seu provedor está tendo problemas com o DNS. Pode acontecer do problema ser tão grave que nenhum site fique acessível.
Outra indicação fortíssima de que o DNS está doente é quando o sinal da telefônica (ou do seu outro provedor) está bom e presente. Como saber disso? Olhe no seu modem. Lá tem uma luzinha identificada como DSL ou ADSL. Ela tem que estar acesa direto, sem piscar nem tremeluzir. Se assim for, o sinal (ou seja, a sua conexão física com o computador do provedor) está boa. Nesse caso aumente sua desconfiança no DNS.
O que faz o DNS?
Quando você digita um endereço da web, por exemplo, www.assertiva.blog.br, o servidor do seu serviço de internet tem que saber onde diabos esse site está armazenado, para que ele possa ir lá e buscar o conteúdo para você. Cada computador ligado na web tem um número que é seu endereço (o famoso número IP). O Assertiva está hospedado no computador (servidor) de uma empresa chamada Insite, cujo endereço IP é 200.219.232.82. O trabalho do DNS é só buscar pelo nome do site e descobrir seu número IP. Só isso. Esse trabalho chama-se “resolver o host”.
Se o DNS está doente e não encontra o endereço do site (ou encontra o número errado), aquele site está inacessível para você.
“Consertando” o DNS
A boa notícia é a seguinte: você não tem que usar o servidor DNS do seu provedor!
Assim, se a sua navegação está difícil (ou impossível) por culpa do DNS, simplesmente mande o seu computador buscar endereços em outro lugar.
Há muitas maneiras de se trocar de DNS, dependendo da configuração do seu local: se há uma rede, se você acessa via roteador wi-fi, etc... Eu vou ensinar o truque para o caso mais comum: aquele em que você acessa a net através de um modem ligado diretamente à linha telefônica ou TV a cabo.
Receita do bolo:
- Abra o windows explorer (ou o “meu computador”).
- Clique em “Meus locais de rede” no menu à esquerda da tela.
- Clique em “Exibir conexões de rede” no mesmo local.
- Na lista que vai aparecer podem estar uma ou mais conexões. A que nos interessa está marcada como “conectado” na coluna “Status”.
- Clique com o botão direito na conexão e selecione “Propriedades”
- Na janela que se abrirá, na orelhina “Geral”, examine a lista de itens usados pela conexão e localize “protocolo TCP/IP”. Clique sobre ele uma vez e depois no botão “propriedades”.
- Na nova janelinha que se abrirá, que também tem uma orelhinha “Geral”, você vai encontrar duas opções: 1) “Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente” e 2) “Usar os seguintes endereços de servidor DNS”.
- Clique na segunda opção e então digite os novos endereços (preferencial e alternativo) nos campos correspondentes. Note que o campo é separado por pontinhos, como todo endereço IP. Respeite-os.
- Clique OK e OK.
Pronto. Agora você já está usando um novo servidor de DNS.
Caso haja algum endereço de DNS nos campos, anote-os! Você sempre poderá desfazer tudo e voltar ao estado anterior, sem traumas.
Descobrindo endereços de DNS
Mas que servidores de DNS usar? Como saber seus endereços?
Em São Paulo eu recomendo o do Terra. Os endereços são 200.176.2.10 e 200.176.2.12.
Ele vai funcionar onde quer que você esteja (mesmo no Rio Grande do Sul), mas é recomendável usar um servidor de DNS perto de você.
Listas de endereços de servidores DNS podem ser encontradas em muitos lugares. Um deles é http://www.portaladsl.com.br/portaladsl_contentid_52.html#estado.
É isso, meninas e meninos. Experimentem a dica da próxima vez que seu provedor de internet fizer cocô.
Se você tiver dúvidas ou se a sua configuração for diferente (principalmente se usar roteador) me digam e eu explico como fazer.
Um beijo e tchau. Vou nanar que amanhã saio para um fim de semana prolongado San Marino. Sem o chefinho, claro.
Postado por Tina às 11:19:00 PM 10 comentários
Marcadores: Tina
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Boa semana
Mais modesto do que a Udi, mas ainda esperançoso, desejo uma excelente semana para todos os nossos amigos do Prozac.
Um beijo grande !
pensamento da noite:
Gente bacana
merece, sem dúvida,
uma boa semana
Postado por Flavio Ferrari às 12:58:00 AM 10 comentários
Marcadores: Flávio
sexta-feira, 10 de abril de 2009
Bom Natal! Feliz Ano Novo!
Se você achar que me confundi com o calendário, talvez encontre algum sentido lendo o comentário que deixei numa postagem em um outro café: o Arguta, do FF.
...e as luzes dos fogos na janela do meu amigo continuam – conforme desejos da amiga querida Regina (Machado) – se espalhando pelo ano todinho.
Pausa para Meditacao - Baden Powell
Postado por Udi às 12:25:00 AM 17 comentários
Marcadores: Udi
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Carpe Diem!
'A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.
Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Desta forma, eu digo:
Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, pois a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais.'
Mário Quintana
Bom feriado à todos! Aproveitem, porque eu vou me entregar ao vicio, que resisti, confesso, mas não tem jeito tá na herança do papai e da mamãe: LER, e MUITO! Tenho 3 me esperando e toda vez que saio sempre trago mais.. ai ai..
Postado por Carol Dias às 4:03:00 PM 8 comentários
Marcadores: Carol
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Parachoque de Caminhão - n.1
"Trabalhe duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família, sem trabalhar, dependem de você."
.
Postado por Walmir Lima às 2:41:00 AM 38 comentários
Marcadores: Walmir
terça-feira, 7 de abril de 2009
The last Hai-Kai
Postado por Flavio Ferrari às 11:20:00 PM 4 comentários
Marcadores: Flávio
segunda-feira, 6 de abril de 2009
A Amizade e o Poeta
Sobre quanto o tempo e a distãncia não contam quando o assunto é poesia, e quando a verdadeira admiração se torna capaz de gerar arte.
Amigos que se comunicam liricamente por poemas, versos, rimas, ritmos, e que dão às palavras o fulgor de um abraço amigo.
Jorge Lemos, meu amigo, é inspirador,
Não só dos poemas,
Mas do amor à poesia.
.
Postado por Walmir Lima às 2:09:00 AM 22 comentários
Marcadores: Walmir
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Momento Zen III
Retomando...
Preferia que este momento não assumisse um tom “professoral” já que, assim como vocês, também evoluo na leitura do livro e na descoberta deste assunto (além de praticar meditação regularmente). No entanto, sinto que seria bom lembrar um pouquinho do que vimos até agora.
(Detalhe importante, falamos aqui do livro "O livro tibetano do viver e do morrer", autor: Sogyal Rinpoche.)
Dos dois "momentos" anteriores:
- “Meditar é interromper por completo o modo como 'normalmente' operamos”/ Libertamo-nos de alguns condicionamentos para atingir um estado de “simplicidade natural” (mais detalhes aqui)
- Na meditação buscamos trazer a mente “de volta prá casa”, trazendo-a para sua natureza essencial, um estado que pode ser associado àquela sensação de plenitude experimentada ao contemplar uma obra de arte (música, pintura), uma paisagem da natureza (montanhas, cachoeiras , ondas do mar na praia, por do sol/ nascer do sol) (mais detalhes aqui)
E, ainda, antes de prosseguir, queria citar a florzinha-gafanhota É!rica, com c que, sincronicamente, em seu blog, fez uma postagem hoje intiludada “é osso!” (aqui) e, na minha opinião, tem muito a ver com esse trecho do livro que transcrevo abaixo (adooorrrLo linkar amigos e amigas!).
“Os mestres da meditação budista sabem o quão flexível e maleável é a mente. Se a treinamos, tudo é possível. Na verdade, já somos perfeitamente treinados pelo samsara* e para ele, treinados para ficar ciumentos, treinados para o apego, treinados para ser ansiosos e tristes e desesperados e ávidos, treinados para reagir com raiva ao que quer que nos provoque. Somos treinados, de fato, até o ponto dessas emoções negativas surgirem de modo espontâneo, sem que tentemos produzi-las. Assim, tudo é uma questão de treino e do poder do hábito. Dedique a mente à confusão e logo veremos – se formos honestos – que ela se tornará uma mestra sinistra da confusão, competente no seu vício, sutil e perversamente dócil em sua escravidão. Dedique a mente na meditação à tarefa de libertá-la da ilusão e veremos que, com tempo, paciência, disciplina e o treinamento adequado, ela começará a desembaraçar-se e a conhecer sua bem aventurança e claridade essenciais.
‘Treinar’ a mente não significa, de modo algum, subjugá-la pela força ou submeter-se a uma lavagem cerebral. Treinar a mente é, antes de tudo, ver de maneira direta e concreta como ela funciona, um conhecimento que você tira dos ensinamentos espirituais e da experiência pessoal na prática da meditação. Aí você pode usar a compreensão para domar a mente e trabalhar habilmente com ela, fazendo-a mais dócil, de modo a poder tornar-se mestre de sua própria mente, empregando-a em seu potencial mais amplo e benéfico”
Postado por Udi às 7:44:00 PM 30 comentários
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Seres "Humanos"
Nem sempre gostamos das respostas
que a vida nos dá.
Às vezes precisamos mudar as perguntas.
Mas uma pergunta não muda...
" Porque? "
Postado por: Walmir Lima
Postado por Walmir Lima às 8:58:00 PM 17 comentários
Marcadores: Walmir
Rindo à toa
Aí o outro homem sério respondeu: bom dia
Aí a mulher séria respondeu: bom dia
Aí a menininha no chão respondeu: bom dia
Aí todos riram de uma vez
Menos as duas cadeiras, a mesa, o jarro, as flores, as paredes,
relógio, a lâmpada, o retrato, os livros, o mata-borrão,
os sapatos, as gravatas, as camisas, os lenços.
porque rir é muito bom! ...mas rir à toa é melhor ainda.
e, citando a minha querida amiga (real e virutal) Amanda do Sarau Balzac:
"A vida é um caleidoscópio
Mas as vezes esquecemos de girar o tubo."
imagem daqui
Postado por Udi às 11:39:00 AM 21 comentários
Marcadores: Udi
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Olhares
Postado por Anne M. Moor às 12:49:00 PM 14 comentários
Marcadores: Anne