quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Fazendo Backup

[Postado por Tina]



De volta da Grécia e já trabalhando. Trouxe um fotozinha do catito hotel onde me exibi por alguns dias.

Recebi um e-mail da Érica perguntando se existe uma maneira fácil de fazer um backup do seu blog que não seja abrindo postagem por postagem.

Vejamos, Érica:

Existe um programa chamado BlogCollector que não apenas faz um backup, mas o transforma em um livro no formato PDF!
Bom demais, né?
Seria, se funcionasse. Nunca consegui fazer esse troço funcionar. Hoje mesmo eu mudei temporariamente o modelo d Assertiva pelo modelo recomendado por eles, e ainda assim, nada. E olha que já tentei esse programa meses atrás.
Se ainda assim você quiser tentar, o endereço é http://www.asprise.com/product/blogcollector/.
Como o blog do chefinho é meio complicadinho, pode ser que mesmo trocando o modelinho o tal programinha fique enroscadinho.
Se conseguir, me avise.

A segunda opção não é tão charmosa, mas funciona.
Baixe um programa chamado Blogger Backup, da CodePlex neste endereço. Depois de instalado, esse programinha vai baixar seu blog inteirinho numa boa, mas num formato que talvez você não goste, chamado Atom. Ele vai gerar um arquivinho com extensão XML. Para abrí-lo, é só clicar nele e o Explorer vai te mostrar o conteúdo.
A coisa parecerá esquisita, mas se você olhar bem verá que toda a informação está lá guardada. Dá até para recortar e colar as postagens se você quiser guardá-las em outro format (DOC, por exemplo).
Eu recomendo com toda a força que você (e os outros também)use esse programa e guarde esses arquivos XML. Agora poderá não saber o que fazer com ele, mas se no futuro o Bin Lade bombardear o Google, será possível recuperar tudinho.
O novo Assertiva vai usar XML para recuperar dados de outros blogs também. Assim, quando ele entrar no ar, eu já terei um programinha capaz de transformar XML em outros formatos, e aí é só me passar os arquivos que eu faço isso pra você.

Um beijão pra todo mundo, e um feliz Ano Novo!

7 comentários:

Flavio Ferrari disse...

Esse hotel não é em Mikonos ... nossa Tina andou bandoleando por Santorini ...

é! disse...

Tina, querida! Tks for helping... Vou tentar e te falo.
(eu ia AMAR transformar o Shee num livrinho com todas as cores, fotos e cuidados que 'dispendo'(??) nele...(ainda mais agora que ele está fazendo quase 1 ano! Lembro das agendas que eu fazia quando mais nova; MEGA coloridas!
(by the way: Ângela e Lú, tks pelo cometário/elogio, gosto mesmo dessa coisa "visual"... ;-D)
Ia ficar bem mais bonitinho do que nessa linguagem de >uhgfhv//spam<(ou whatever)que só vc e o seu chefinho entendem...)

Bjos saudosos à todos!

é! disse...

eu to perdendo a mão mesmo... um monte de parênteses abertos sem fechar... tsc tsc... rs

disse...

Mais um post pro meu "favoritos".
Joguei meu livro de informática fora...
Bjo Tina.

Anne M. Moor disse...

Eu tbm quero...

Udi disse...

Tina: e aquela foto sua bronzeada pelo sol do Mediterrâneo?

Tina disse...

Flávio querido:
O hotelzinho é o Princess of Mykonos, na Agios Stefanos. Você deve ter confundido com o Skorpios em Santorini onde, aliás, estive no verão de 2004. É muito parecido. Foi até gozado, porque não fui eu quem escolheu o Scorpios. É que fica perto do aeroporto, eu cheguei muito tarde e cansadinha e, como estava de carona no jatinho do Brad e da Angie (uns amores!), eles me recomendaram.
Érica, Lú e Anne: sempre às ordens, queridinhas.
Udi: Vou publicar, assim que o chefinho me devolver a máquina que ele escondeu.