sábado, 8 de setembro de 2007

Quem tiver curiosidade...leia...é extenso mas vale a pena!!!

[Postado por Estrelinha]




Trecho do livro " O Pequeno Prícipe"

"E foi então que apareceu a raposa:-Bom dia, disse a raposa.

-Bom dia, respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.

-Eu estou aqui, disse a voz, debaixo da macieira...

-Quem és tu?perguntou o principezinho.Tu és bem bonita...

-Sou uma raposa, disse a raposa.-Vem brincar comigo, propôs o principezinho. Estou tão triste...

-Eu não posso brincar contigo, disse a raposa. Não me cativaram ainda.

-Ah! Desculpa, disse o principezinho.

Após uma reflexão, acrescentou:-Que quer dizer “cativar”?

-Tu não és daqui, disse a raposa. Que procuras?

-Procuro os homens, disse o principezinho. Que quer dizer “cativar” ?

-Os homens, disse a raposa, tem fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também. É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas?

-Não, disse o principezinho. Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”?

-É uma coisa muito esquecida, disse a raposa. Significa “criar laços...”

-Criar laços?

-Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...

-Começo a compreender, disse o principezinho. Existe uma flor...Eu creio que ela me cativou...

-É possível, disse a raposa. Vê-se tanta coisa na Terra...

-Oh! Não foi na Terra, disse o principezinho.

A raposa pareceu intrigada:Num outro planeta?

-Sim.

-Há caçadores de raposa nesse planeta?

-Não.

-Que bom ! E galinhas?
-Também, não.

-Nada é perfeito, suspirou a raposa.

Mas a raposa voltou à sua idéia.

-Minha vida é monótona. Eu caço galinhas e os homens me caçam. Todas as galinhas se parecem e todos os homens se parecem um também. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros passos me fazem entrar debaixo da terra. O teu me chamará para fora da toca, como de fosse música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo ,que é dourado, fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...

A raposa calou-se e considerou por muito tempo o príncipe:

-Por favor...cativa-me! Disse ela.
-Bem quisera, disse o principezinho, mas eu não tenho muito tempo. Tenho amigos a descobrir e muitas coisas a conhecer.

-A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa.

Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!

-Que é preciso fazer ? perguntou o principezinho.

-É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, a cada dia, te sentarás mais perto...No dia seguinte o principezinho voltou.

-Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Seu tu vens , por exemplo, às quatro da tarde, desde ás três começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e agitada : descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração...É preciso ritos.

-Que é um rito?perguntou o principezinho.

-É uma coisa muita esquecida também, disse a raposa. É o que faz com que um dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo,possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta-feira então é o dia maravilhoso! Vou passear até a vinha . Se os caçadores dançassem qualquer dia, os dias seriam todos iguais, e eu não teria férias!

Assim o principezinho cativou a raposa.

Mas, quando chegou a hora da partida, a raposa disse:

-Ah! Eu vou chorar.-A culpa é tua, disse o principezinho, eu não te queria fazer mal; mas tu quiseste que eu te cativasse...

-Quis, disse a raposa.

-Então, não sais lucrando nada.

-Eu lucro, disse a raposa, por causa da cor do trigo.

Depois ela acrescentou:

-Vai rever as rosas. Tu compreenderás que a tua é a única no mundo. Tu voltarás para me dizer adeus, e eu te farei presente de um segredo.

Foi o principezinho rever as rosas:

-Vós não sois absolutamente iguais a minha rosa, vós não sois nada ainda. Ninguém ainda vos cativou, nem cativastes a ninguém. Sois como era minha raposa. Era uma raposa igual a cem mil outras. Mas eu fiz dela um amigo. Ela é agora única no mundo.

E as rosas estavam desapontadas.

-Sois belas, mas vazias, disse ele ainda: Não se pode morrer por vós.

Minha rosa, sem dúvida um transeunte qualquer pensaria que se parece convosco. Ela sozinha é porém mais importante que vós todas, pois foi ela que eu reguei. Foi ela que pus sobre a redoma. Foi ela que abriguei com o paravento. Foi dela que eu matei as larvas (exceto duas ou três por causa das borboletas). Foi a ela que eu escutei queixar-se ou gabar-se, ou mesmo calar-se algumas vezes. É a minha rosa.

E voltou, então, à raposa:

-Adeus, disse ele...

-Adeus, disse a raposa. Eis o meu segredo. É muito simples: só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.

-O essencial é invisível para os olhos, repetiu o principezinho, a fim de se lembrar.

-Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...

-Eu sou responsável pela minha rosa...respondeu o principezinho a fim de se lembrar."

6 comentários:

Anne M. Moor disse...

"Só se vê bem com o coração..."
Estrelinha: obrigada por este texto. Ler é lembrar. Ler é enxergar a vida por outra ótica...
Bjos e um bom fim de semana.

disse...

É ... Dá uma interessante e árdua discussão sobre as relações humanas,e um mergulho pra dentro do próprio ser.
Eu,francamente,embora reconheça todo o valor da obra literária de St Exupery, não me sinto atraída pelo estilo literário.Parece que estou lendo estória da carochinha
A peça de teatro com todo aquele colorido que se vê nas fotos da Carol me parece bem mais atraente, e passa a mesma mensagem que é o que é realmente instigante e intrigante na obra.
É como "O mundo de Sophia". Parece que estou cometendo um crime inafiançavel, ou coisa que o valha, mas nao consigo passar da página 30 ou 40.Já tente 02 vezes.Desisto. Prefiro ler as obras sobre fislosofia na ótica de seus próprios autores.Acho que se aprende e apreende muito mais.
Mas, reconheço que eu é sou chata...
E vc melhorou? Recuperada né.Parece que sim.Que bom.
Um beijão.

Estrelinha disse...

LU...O mundo de Sofia...n sei porque esteve entre os mais lidos..n consegui entender nada..rss...e quanto a St Exupery,...na vida real parece ser diferente tudo isso...
Estou bem hj, aqui estudando enquanto todo mundo se diverte e aproveita esse sol maravilhoso.Vc tb parece recuperada...q bom!

disse...

"O mundo de Sophia" o autor vai escrevendo a estória da filosofia e várias teorias e correntes filosóficas.Mas, acontece que pra isso ele usa aquela chatice daquela estória das cartinhas anônimas que chegam pra menina. Ah, sinto muito. Chato ao cubo...

Carol Dias disse...

Com certeza a melhor passagem do príncipe!! O mundo de Sophia tenho aqui, mas e o tempo pra lê-lo?

disse...

Se vc conseguir parabéns. Aliás, parabéns pra todo mundo. Pq todos leram e adoraram, menos eu que como disse não consegui ler...