domingo, 19 de agosto de 2007

Encolhendo imagens

[Postado por Tina]

Ufa! Enfim consegui um jeitinho simples de encolher imagens pra postar na net. E uso uns programas meio complicados, que fazem muita coisa mas são meio chatinhos de explicar como funcionam.

Agora achei um programinha simples porém sincero pra reduzir o tamanho de qualquer imagem. É o Image Resizer da 3twists Software.

Então vamos lá.

Primeiro baixe o programinha neste endereço, e instale. Depois, é só botar o tal pra rodar, e pronto. Ele é tão simplezinho que se auto-explica.

Dicas:

Reduzir sempre para o formato JPEG (É só olhar lá na janelinha Image Format do programa).

Quanto ao tamanho, recomendo clicar em Custom Size e ajustar W(ide) para alguma coisa entre 250 e 400. Não se preocupe com a altura. Se Constrain Proportions estiver clicado, o programa vai reduzi-la proporcionalmente para você. Daí é só clicar em Resize e pronto.

O programa é tão amiguinho que vai gravar o novo arquivo com um nome diferente, para não apagar o anterior. E você pode também mudar o nome se quiser, na hora de concluir.

Às vezes a gente não quer apenas reduzir a imagem, mas também fazer um corte nela, selecionando só um pedaço para publicação. Nesse caso, recomendo usar outro programa qualquer, como o PaintBrush ou o Image Manager para isso. Então, e só então, encolhar a imagem com o Image Resizer se necessário.

Ajudei? Se quiser que eu detalhe melhor, pergunte que eu respondo aqui mesmo nos comentários, certo? De qualquer forma gostaria muito de saber se esse programinha solucionou o probleminha.

Beijão procês!

Um comentário:

Ravick disse...

Esse post me ajudou bastante! Eu estava precisando redimensionar as imagens dos "selos" q meus parceiros enviavam :)

(caso alguém queira vê-los, eu os postei aqui: http://www.osamorais.com.br/ - coluna da direita :)